Seu site está fazendo seu trabalho? Você está recebendo mais clientes? Caso contrário, você tem um problema. Talvez seja um problema de tráfego. Ou um problema de clareza. Talvez você tenha mudado um pouco as coisas e esteja na hora de atualizar seu site.

Não importa qual seja o problema, tenho três alterações que ajudarão você a se soltar para que você possa alcançar seus objetivos.

Número 1: Passe no teste de 3 segundos

Depois que um cliente em potencial acessa seu site, você tem cerca de três segundos para dizer a eles o que você faz e o que está nele para eles. Se você não transmitir essas informações, o usuário simplesmente sairá. Eles estão ocupados e querem soluções para seus problemas. Vejamos alguns exemplos:

O site de Steven Pressfield é para pessoas que querem ser escritores. Observe que a palavra “aspirante” aparece duas vezes no texto. Ele até criou a página dele para que você não possa deixar de rolar para baixo. Essa seta faz com que qualquer escritor ou artista queira continuar rolando. Steve está usando um “loop de história”, pois não está dando a você toda a história de uma só vez, apenas parte da história.

Isso é realmente importante porque seu cérebro deseja fechar os laços da história. Na maioria dos casos, quando você vê um e-mail no qual seu cérebro pede para você clicar, um loop de história está sendo usado. Você quer descobrir a resposta.

Aqui está outro exemplo: Productivityist, site de Mike Vardy. O site tem como objetivo ajudá-lo a ser mais produtivo, criando seu tempo. Mike não apenas informa exatamente do que se trata o site, mas também oferece um planejador para ajudá-lo a progredir em troca de um endereço de e-mail.

Outro exemplo é o site da Courtney Carver chamado Be More With Less. O site da Courtney tem a ver com simplicidade e simplificar sua vida.

O site de Courtney tem isso no topo da página. Sobre o que é o site? A primeira palavra mencionada: simplicidade. Ok, é um bom começo. Mas é mais do que simplicidade. Veja a próxima frase. É sobre um lugar para ajudá-lo a simplificar sua vida, organizar sua mente e se conectar com seu coração.

Hospedagem de site preço baixo, Melhores hospedagem de site, Hospedagem de site de qualidade, Revenda de site de qualidade, Hospedagem de site barata

Essa imagem usada dá uma sensação de paz e descanso. Aquilo é enorme. Muitos opt-ins não têm nenhuma imagem. Vamos nos aprofundar um pouco mais. Aqui está o que vem a seguir na página da Courtney.

Você tem um resumo da história de vida de Courtney nesses três parágrafos. Mas não é apenas a história dela, mas também a sua história como visitante. Isso é uma coisa realmente importante que vale a pena focar. Pelo menos metade do texto é sobre você. Courtney é o guia, e você é o herói. O site é sobre sua jornada pessoal. Como você pode não gostar disso?

Número 2: a clareza sempre vence

Alguns sites tentam fazer tudo e contêm toneladas de informações. Pode haver vários pop-ups, caixas móveis, áudio ou vídeo e uma infinidade de menus com inúmeras opções.

Não caia nessa armadilha. Não se trata de ter um site brilhante, com o máximo de informações possível. Mais não leva a uma melhor experiência do usuário. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença.

Aqui está um exemplo:

Gosto muito do conteúdo de James Victore, mas o site dele tem muito texto na página inicial. Apenas colocar uma ou duas frases tornaria as coisas muito mais claras e também causaria mais impacto.

Meus dois ajustes para realmente dar mais clareza seria ter autor, artista, designer como legenda, em vez de “ter uma opinião maldita”. Embora essa seja uma ótima mensagem, ela realmente não ressoa tanto com o convidado pela primeira vez.

Esse simples ajuste pode reduzir a desordem no texto e dar muito mais clareza. Felizmente, James dá alguma clareza naquele pequeno menu no canto esquerdo.

Aqui estão as opções no menu no canto superior esquerdo.

Eu diria mesmo que “aprender comigo” e “se inspirar” não têm distinção suficiente. Mas ter apenas três escolhas reais aqui dá clareza.

Vamos ver outro exemplo.

Este é o site de Bob Goff. Bob é um autor e palestrante best-seller. Mas o menu à direita tem muitas opções. Mesmo como o texto é listado verticalmente dificulta a leitura em um computador.

Um visitante pela primeira vez não sabe o que significa The Oaks, Dream Big ou Love.

Um simples ajuste de apenas quatro menus listados na horizontal realmente esclareceria as coisas. Eu recomendo falar, treinar, comprar e recursos como itens de menu. O menu de recursos pode incluir itens como The Oaks, Team, Podcast e Dream Big. Isso limparia o site e deixaria as coisas claras.

Lembre-se: Menos é quase sempre mais quando se trata de sites.

Hospedagem de site preço baixo, Melhores hospedagem de site, Hospedagem de site de qualidade, Revenda de site de qualidade, Hospedagem de site barata

A maioria das visualizações está em dispositivos móveis. Em 2019, 58% das visitas ao site eram de dispositivos móveis. Isso é quase 60% ou 3 de 5 visualizações. Não negligencie esse fato. Eis o que vejo quando acesso o site de Bob no celular:

A imagem da página inicial não é adequada para dispositivos móveis e o texto também não é adequado. Isso pode ter sido uma atualização do tema do site, o site não é otimizado para dispositivos móveis ou mesmo para outra coisa. No entanto, ao rolar para baixo, o site parece absolutamente fantástico.

Certifique-se de acessar seu próprio site no celular para ver como ele se parece. Sempre pense na experiência do usuário. Pequenas mudanças realmente se somam. Você deseja que o usuário final tenha uma experiência excelente.

Número 3: O próximo passo

Um site precisa de um objetivo. Nem dois gols, nem três ou mais gols. Um objetivo simples: para o usuário final dar um próximo passo específico. Pode ser inscrever-se no seu email, marcar uma consulta ou comprar um produto. Tem vários produtos ou serviços? Guie os clientes para o seu best-seller.

Vamos olhar para o primeiro exemplo com Steven Pressfield. Steve faz um ótimo trabalho com isso, basta dar uma olhada nesta chamada de ação em seu site. O best-seller de Steven, de longe, é seu livro Guerra da Arte, então ele usa um mini-curso de áudio como recurso para obter mais assinantes de e-mail.

Deixe-me compartilhar um exemplo final com você que leva as coisas para outro nível. Este é o site do autor Greg McKeown. Ele tem um próximo passo para o cliente que ele menciona não uma vez, não duas vezes, mas três vezes.

Veja a caixa no topo? Esse é um convite para se inscrever no boletim dele. O plano de ação para sua imagem é participar do boletim. À extrema direita, com o logotipo do envelope, também está o link para o boletim.

Eu sei que é muito sutil, mas essas pequenas mudanças realmente se somam. O melhor de tudo é que, apesar de pedir para você dar o próximo passo três vezes em uma tela, isso não parece tão agressivo para o usuário final.

The Takeaway

Lembre-se de que, independentemente do conteúdo do seu site, você está realmente empenhado em resolver problemas. É importante observar que as pessoas o associam a uma coisa. Portanto, não tenha medo de deixar super claro o que é isso. Concentre-se no usuário final e atenda-o o melhor possível. Depois de fazer isso, seus clientes continuarão voltando para mais.