Pela primeira vez em nossas vidas, é provável que realmente vivamos um momento de importância histórica única. À medida que o impacto total da pandemia continua a ocorrer em todo o mundo, estamos constantemente chegando à conclusão de que isso é diferente.

A pandemia mudou fundamentalmente todas as nossas vidas pessoais e profissionais. Em resposta, não temos escolha para se adaptar. Isso é verdade tanto para o marketing quanto para qualquer outra coisa.

Embora não exista um manual pronto para usar, há uma lição importante que podemos aprender com os países que enfrentaram essa tempestade com mais eficácia até o momento: ter um plano claro e metódico é tudo.

Não pode ser coincidência que uma das principais razões pelas quais a Nova Zelândia tenha sido tão eficaz em esmagar a curva seja que os líderes do país tenham conseguido apoio público quase unânime às medidas de segurança pública implementadas.

Desde o início, o país adotou um sistema de alerta simples de quatro pontos que todos podiam entender facilmente.

Cada nível de alerta foi claramente definido e as decisões para aumentar ou diminuir os níveis de alteração podem ser revisadas de maneira transparente e metódica.

Isso contrasta fortemente com os planos caóticos e, às vezes, aparentemente ad hoc, estabelecidos pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos.

À medida que países em todo o mundo começam a diminuir as restrições, na esperança de iniciar suas respectivas economias, os profissionais de marketing se empenham em adotar um plano de ação claro e metódico semelhante.

Hospedagem de site preço baixo, Melhores hospedagem de site, Hospedagem de site de qualidade, Revenda de site de qualidade, Hospedagem de site barata

Abaixo está uma lista de verificação de seis pontos que, esperamos, fornecerá alguma ajuda e orientação para navegar pelas águas desconhecidas à frente.

  1. Mantenha-se informado

Este é um acéfalo. Estamos todos fazendo o possível para acompanhar as últimas tendências e atualizações relacionadas à nossa vida pessoal. Então, por que não fazer o mesmo em nossas vidas profissionais?

A coisa mais simples que você pode fazer agora é se manter informado. Pegue o pulso do mercado e tente entender o que seus clientes precisam agora.

Existem várias maneiras de fazer isso:

Dedique algumas horas por semana a ficar por dentro das últimas notícias e atualizações do setor. CNBC, Business Insider e Marketing Week são ótimos lugares para começar.

Inscreva-se nos Alertas do Google ou verifique se seus alertas atuais são relevantes e atualizados.

Use o Google Trends para verificar as condições do mercado local e obter informações sobre o estado de espírito de seus clientes.

Estas são apenas algumas maneiras pelas quais você pode tentar se manter informado. Mas o mais importante é manter a mente aberta e descobrir quais fontes de informação funcionarão melhor para você e sua empresa.

  1. Reavaliar constantemente a situação

No momento, a mudança é a única constante. Não importa o quão clichê isso possa parecer – é a verdade-maiúscula.

Com isso em mente, reavalie constantemente a situação e reavalie suas opções. Abaixo estão algumas perguntas simples para você se perguntar regularmente:

Você está priorizando os produtos ou serviços certos agora?

Suas mensagens estão acompanhando as mudanças nos regulamentos e costumes sociais?

Seus canais refletem os novos hábitos e modos de vida de seus clientes?

Os cronogramas de negócios são realistas, dadas as circunstâncias?

Lembre-se de que as decisões tomadas no mês passado, ou até na semana passada, podem não ser mais apropriadas hoje.

  1. O contexto é rei

Embora o impacto da pandemia seja global, nossas próprias experiências individuais diferem significativamente, dependendo do que fazemos e de onde estamos no mundo.

No marketing, tornou-se um truísmo moderno que “o conteúdo é rei”. No entanto, agora, mais do que nunca, o contexto é importante. A Nova Zelândia está em uma posição muito diferente da dos EUA. Nos EUA, a situação na Filadélfia é diferente da situação em Pittsburgh. Em nível pessoal, os contratados estão enfrentando desafios completamente diferentes dos empregados permanentes.

Em outras palavras, o contexto é rei e o contexto apropriado deve ditar o conteúdo que você produz.

No momento, existem poucas coisas piores para uma empresa ou marca do que parecer fora de controle. Essa é provavelmente uma das razões pelas quais muitas marcas reduziram seus gastos com publicidade e mantiveram as mãos limpas de qualquer mensagem específica do Coronavirus.

A melhor maneira de garantir que você permaneça relevante e em contato com a vida das pessoas é lembrar que você não é seu cliente.

Acorde todos os dias e coloque-se no lugar dos seus clientes.

O que eles pensariam sobre suas mensagens atuais?

Quais são as novas barreiras criadas pela pandemia que impedem seus clientes de comprar seus produtos?

Noah Mallin, CEO da IMGN Media, observa a importância de colocar o contexto antes de tudo em uma entrevista recente ao AdExchanger.

Ele relata como sua empresa havia planejado uma campanha inteira para um de seus clientes sobre o que vestir nas noites de namoro. No entanto, percebendo que a idéia não fazia mais sentido para seus clientes presos, eles rapidamente concentraram a campanha em torno de como ficar bem quando encontravam alguém no Zoom.

Essa pequena mudança de perspectiva fez toda a diferença. Como Mallin diz: “Mais pessoas respondem se você reconhecer a situação. Isso faz as pessoas sentirem que a marca está vivendo no mundo em que todos vivemos. ”

  1. Seja flexível e compartilhe com seus clientes

As empresas devem se perguntar como podem ajudar seus clientes nesses tempos difíceis. Como escreveu recentemente o CEO do Google, Sundar Pichai, “neste momento sem precedentes, sentimos uma grande responsabilidade em ajudar”.

Uma das maneiras mais fáceis de ajudar seus clientes é permanecer flexível e paciente. Com a disparada do desemprego e a confiança nos negócios em queda, uma questão, em particular, que estará na mente das pessoas é suas finanças.

Sua empresa pode permitir que clientes existentes adiem pagamentos?

Você pode se dar ao luxo de introduzir agendas de pagamento flexíveis para novos clientes?

Que medidas devem ser tomadas para que você possa fornecer soluções personalizadas para diferentes clientes?

Outra é compartilhar informações úteis e confiáveis ​​com seus clientes por meio de canais próprios, como lojas, sites, boletins e e-mails e até identificadores sociais.

Conduza uma auditoria em seus canais próprios – quais são os mais importantes para seus clientes?

Você pode oferecer dicas úteis que se alinham à sua área de especialização?

Hospedagem de site preço baixo, Melhores hospedagem de site, Hospedagem de site de qualidade, Revenda de site de qualidade, Hospedagem de site barata

Como você pode provar aos seus clientes o valor imediato de seus produtos ou serviços?

  1. Planeje a longo prazo

Por fim, no entanto, mesmo se você seguir os pontos acima, há relativamente poucas coisas que você pode fazer para estimular um crescimento significativo no curto prazo. A crise é maior do que qualquer marca ou empresa individual.

Como tal, focar em correções de curto prazo só levará a problemas ainda mais abaixo – basta perguntar à Norwegian Cruise Lines. Entrando em pânico com o espectro das vendas em queda no curto prazo, a Norwegian aconselhou seus agentes de vendas a dizer aos clientes que o Coronavirus não poderia sobreviver em climas quentes – uma falsidade que provavelmente alienou os clientes por toda a vida.

Portanto, deixe de lado os KPIs de curto prazo. Eles estão fora de seu controle. Em vez disso, concentre-se no que você pode fazer para expandir seus negócios a longo prazo.

O que você faz agora afetará a forma como você é percebido quando a pandemia terminar.

Aproveite esse tempo de pensamento sem precedentes.

Que atualizações você adiou porque os negócios sempre foram muito ocupados?

Pensamentos finais

Embora não exista um manual pronto para usar nesses tempos sem precedentes, existem alguns princípios orientadores que podemos adotar para ajudar a fornecer alguma clareza e orientação necessárias.

Mantenha-se informado

Reavaliar constantemente a situação

O contexto é rei

Você não é seu cliente

Seja flexível e compartilhe com seu cliente

Planejar a longo prazo

Felizmente, esses seis pontos podem fornecer uma estrutura estável a partir da qual você pode desenvolver um plano claro e metódico para navegar por essas águas desconhecidas.